Descubra como chegar, o que fazer, e porque você não pode deixar de conhecer  Molveno, na região de Trentino- Alto Ádige, no norte da Itália.

Molveno - Trentino - Itália - Lado di Molveno
Pôr do Sol no Lago di Molveno

Em 2019 ganhei uma bolsa para estudar espanhol em Valladolid, na Espanha. Como já estaria em solo europeu, aproveitei para fazer uma eurotrip.

Um dos meus objetivos era me aventurar no snowboard em alguma montanha Italiana. Defini o destinho (Paganella Ski) e comecei minha busca por estadia no booking.com. Foi então que, sem querer, encontrei Molveno.

Como não é um destino tão famoso, ao menos para nós Brasileiros, resolvi escrever esse post para apresentar esse paraíso na terra e, quem sabe, te inspirar a conhecê-lo. Espero que goste! 😉

Por que conhecer Molveno?

Por dentro da cidade
Por dentro de Molveno

Molveno é, sem dúvidas, o lugar mais lindo que eu conheci até hoje. Com pouco mais de 1.100 habitantes, localiza-se na região pitoresca de Trentino-Alto Ádige, no norte da Itália.

Além de estar aos pés das Dolomitas de Brenta, cadeia montanhosa Patrimônio Mundial da UNESCO, abriga um dos lagos mais bonitos da Itália, o Lago di Molveno

O vilarejo é destino certo para quem gosta de atividades ao ar livre, sossego e boa gastronomia! 

Apesar de pequeno, Molveno tem uma infraestrutura incrível e oferece excelentes opções de turismo e lazer, assim como paisagens de tirar o fôlego. Confira!

Como chegar em Molveno – Trentino

Os aeroportos mais próximos de Molveno ficam em Verona (130km), Milão (260km) e Veneza (253km).

Carro

Dos aeroportos citados acima, você pode alugar um carro para desbravar a região de Trentino-Alto Ádige. 

Se essa for sua escolha, não esqueça de fazer a *PID (Permissão Internacional para Dirigir). Além disso, se viajar na época de frio, peça o kit de inverno para o carro (pneus especiais para neve e correntes). 

*mais informações sobre a PID

Trem e ônibus

Se você viajar de trem, vá até Mezzocorona ou Trento. Em seguida, pegue um ônibus até Molveno. Os horários e frequência variam de acordo com a época do ano.

Eu andei de ônibus e trem para cima e para baixo e não tive nenhum problema.

Observação: pode ser que em algumas estações menores não tenha funcionários que falem inglês, aconteceu comigo só uma vez, mas foram super atenciosos e pacientes.

Alguns valores de referência:

Trem Bolzano-Mezzocorona (3 a 7 euros)

Trem Verona-Trento (7 a 16 euros)

Ônibus Trento-Molveno (3 a 5 euros)

Ônibus Mezzocorona-Molveno (2 a 4 euros)

*mais infos de translados

Quando visitar Molveno, na região de Trentino?

Dá para visitar Molveno, em Trentino, durante todo o ano.

Apesar de o verão ser a época mais famosa para o turismo, o outono e a primavera também oferecem cenários e cores únicas. 

Já no inverno, os picos nevados dão um charme todo especial e os esportes de neve entram em cena.  Foi nessa época que estive por lá, parece um sonho!

Molveno - Trentino - Itália
Final de tarde no Lago di Molveno

Enfim…Cada estação tem seu toque especial. O que difere é que umas podem oferecer mais opções de lazer que outras. 

O que fazer em Molveno no Verão:

Lago di Molveno (atividades no lago)

Com seus mais de 3 km² e água cristalina sem igual, o Lago di Molveno proporciona diferentes vistas e vivências para todo tipo de visitante. 

Caminhada no lago

Molveno - Trentino - Italia - Lago di Molveno
Caminhada ao redor do Lago di Molveno (foto tirada no inverno, rs)

Você pode caminhar ou andar de bicicleta ao redor do Lago di Molveno, que separa as Dolomitas de Brenta da montanha vizinha, Paganella. São aproximadamente 12 km, com pontes, placas informativas, bosque histórico e visuais inesquecíveis. 

O tempo do passeio é relativo para cada pessoa, mas, em média, caminhando, leva de 3 a 4 horas.

Nadar e/ou navegar no lago 

Essa atividade é para quem não pode ver a água que já vai entrando e, convenhamos, não é qualquer água, né! O azul turquesa transparente é super convidativo. 

Molveno - Trentino - Itália - Lado di Molveno
Cores e transparência do Lago di Molveno

Se você se encaixa nesse perfil, tome um banho no lago, nade e, ao mesmo tempo, curta a vista das montanhas. No verão a temperatura da água pode variar de 14 a 20⁰C, que tal?! Eu ainda vou voltar no verão para dar um mergulho.

Você ainda pode optar por andar de pedalinho, stand up paddle, canoagem…Tem até um barco elétrico para quem também quer tirar férias das atividades físicas. 

obs: não recomendado no inverno (alugueis de equipamentos não funcionam)

Praia

Molveno - Trentino - Itália - visittrentino
Fonte: visittrentino

Aos que gostam de apreciar a vista da terra firme, tem uma área gigante de gramado na beira do lago, conhecida como praia. Dá pra estender uma canga, pegar sol e, literalmente, relaxar. Tomar um drink e processar as belezas de Trentino-Alto Ádige. 

Quem não merece umas férias assim?

As crianças não ficam de fora dessa!  Tem playground, areia e um espaço kids que, por sinal,  dá vontade de utilizar mesmo não sendo ‘kids’, rs. 

Além disso, tem parque aquático, com área para adultos e para crianças, mini golf, quadras de vôlei, pescaria, e mais.

Molveno Pradel (atividades na montanha)

Molveno - Trentino - Itália - funiviemolveno
Fonte: funiviemolveno

Não deixe de pegar o teleférico até o Pradel Plateau e chegar ainda mais perto das Dolomitas de Brenta, no Parque Natural Adamello-Brenta, a uma altitude de 1350 metros.

Lá em cima tem uma grande área de gramado onde dá pra fazer piquenique, pegar um solzinho e curtir a beleza das montanhas e do Lago di Molveno.

Além disso, conheça o Forest Park, que oferece várias rotas de arvorismo para todas as idades; e a Educational Farm, fazenda que oferece atividades educacionais, degustação de produtos locais, pratos típicos da região, além de outras atividades.  obs: não abrem no inverno

No Pradel Plateau é possível pegar um segundo teleférico e subir até o Refugio La Montanara. É de lá que sai a maioria das trilhas e vias ferratas. 

Molveno - Trentino - Itália - funiviemolveno
Fonte: funiviemolveno

O mais legal é que muitas dessas trilhas são ligadas por refúgios muito bem estruturados, no meio da montanha mesmo. Neles, é possível se deliciar com comida e vinho locais, passar a noite ou só fazer um pit stop

Aos amantes do mountain bike, é um dos melhores lugares da Itália para praticar o esporte. 

Escaladores de plantão, a região conta com mais de 200 vias clássicas e esportivas, além de um setor de boulder e quase 50 km de vias ferratas.

Tem até voo de parapente… imagina a experiência de voar pelas Dolomitas!?

O que fazer em Molveno no inverno:

Ski área Dolomiti Paganella

Cima della Paganella
Paganella Ski

No inverno, a atração principal fica na montanha vizinha, Paganella.

Estação de ski com 50km de pistas. É possível acessá-la por duas cidades: Andalo e Fai Della Paganella, que ficam a 5 e 15 min de carro de Molveno, respectivamente. 

Também é possível ir de Molveno até a estação de transporte público ou transfer (serviço oferecido por alguns hotéis).

ps: a maioria das atividades citadas no verão também funcionam no inverno, mas exigem algumas adequações.

Onde ficar em Molveno – Trentino

Charme Hotel Nevada
Charme Hotel Nevado visto do Lago di Molveno

Existem diversas opções como hotéis, camping e estacionamento para motorhome ou similares. 

Acomodações afiliadas oferecem o Dolomiti Paganella Card, que dá desconto para várias atrações da região e permite usar o transporte público gratuitamente na cidade.

Os estacionamentos são gratuitos das 18pm às 8am. Durante o dia é cobrado por hora (1,8 euros) ou por diária (10 euros). 

Eu fiquei e indico o Charme Hotel Nevada. Fica de frente para o lago, a 300 metros de um ponto de ônibus e tem um ótimo custo x benefício. Recomendo, principalmente, incluir a opção com janta na reserva para provar os sabores locais, a comida é deliciosa.

Opções de turismo na região

  • Trento
  • Bolzano
  • Lago di Garda
  • Verona

Sites de referência/ mais informações:

https://www.molveno.it/en

https://www.visittrentino.info/en

FOLLOW & LIKE