Aluguel de carro na Europa: Tudo o que você precisa saber

parada no meio do caminhho para apreciar a vista

Nesse post explicarei com detalhes como é o processo de locação de veículos na Europa, baseado nas nossas experiências passadas. Tentaremos passar o máximo de detalhes possíveis. Caso você leitor ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário.

Quais as vantagens de alugar um carro na Europa?

Alugar um carro durante a sua viagem de férias pela Europa pode trazer enormes vantagens. Dentre as principais, posso citar:

Trajetos únicos

Você não precisa ajustar sua viagem baseada em voos, trens ou ônibus. Faça seu próprio trajeto, passando pelas cidades que sempre sonhou conhecer e visitando os lugares que mais desejar.

Gestão do tempo

Saia a hora que desejar e viaje o tempo que achar necessário. Você está no comando.

Economia

Alugar um carro na Europa pode ser muito mais barato do que você imagina. A locação em si não é cara, e se viajar em várias pessoas, o custo diminui bastante.

Diversão

Se você é uma dessas pessoas que adora dirigir, assim como esta pessoa que lhe escreve, prepare-se para curtir algumas das melhores estradas do mundo juntamente a algumas lindas paisagens.

Como alugar um carro na Europa?

Bom, de começo, temos uma boa notícia para alguns. Se você é habituado ao processo de locação de carros no Brasil, o processo é muito semelhante na Europa.

Porém, existem pequenas nuances, e por este motivo escrevo esse post. Afinal, conhecimento deve ser compartilhado.

O que você precisa ter antes de alugar um carro na Europa

Então vamos lá, uma das primeiras coisas que você precisa ter para locar um veículo na Europa é uma carteira de habilitação nacional válida. Além disto, aconselho que emita a sua Permissão Internacional para Dirigir – PID.

De acordo com o Detran-SC, o documento (PID) não substitui a CNH em território nacional, mas será aceito em mais de 100 países. A PID terá validade de três anos, exceto se a CNH possuir menor prazo de validade.

Em muitos sites ou blogs você vai ler que talvez não seja necessário emitir a PID, realmente, talvez você não use. Todavia, caso seja abordado por algum policial ou se envolva em algum acidente, a PID é que vai demonstrar às autoridades que você é habilitado no seu país de origem.

(e se você não tiver com a PID terá problemas)

Aqui em Santa Catarina foi bem fácil e rápido o processo, bastou acessar o site do Detran-SC, realizar a solicitação, pagar a taxa e aguardar o e-mail confirmando que o documento pode ser retirado.

Além da CNH e PID, não muito diferente do que uma locação no Brasil, é necessário possuir um cartão de crédito, neste caso internacional, para pagamento da caução. 

Leia também: 

- Viagem de carro até a Igreja mais famosa das Dolomitas

- Molveno, um dos lugares mais lindos que já conhecemos

Quando custa a caução do aluguel de carro na Europa?

Para quem não está acostumado com isso, a caução é a garantia que a locadora cobra de você para cobrir eventuais avarias ao veículo locado e que, após a locação lhe é estornado na fatura caso não tenha tido utilidade. Por ventura você esteja curioso quanto ao valor da caução, das vezes que loquei carro, o valor variou de 300€ a 500€. Porém, não sei como esse valor é calculado, e no seu caso, pode ser que o valor seja maior ou menor do que os valores que experimentei.

É obrigatório fazer um seguro exclusivo para o veículo?

Agora vamos falar sobre o seguro, assunto delicado, pois envolve muito a forma como cada um lida com as emoções da vida, rsrsrs.

Existem duas formas de segurar um veiculo locado, realizando a locação com todas as garantias cobertas pela seguradora da locadora, ou, utilizar o seguro do seu cartão de credito para cobrir os custos de algum eventual sinistro no veiculo locado. Este último costuma ser a barganha do seu gerente do banco para que você aceite o cartão tal do banco tal, não se iluda, na vida não existe almoço grátis.

Na hipótese de você optar por utilizar o seguro do seu cartão de crédito, cabe informá-lo que em caso de sinistro, você deve arcar com todos os custos e, ao final do processo, solicitar reembolso a empresa emissora do seu cartão de credito.

Então, seja prudente no uso desta ferramenta, pois sua viagem dos sonhos pode se tornar um pesadelo.

Acredito que você esteja curioso(a) em saber se já utilizei esta forma de economizar na locação de veículos. Sim, já utilizei, antes de saber desse processo burocrático que envolve as custas.

Hoje, avalio muito bem os riscos quando viajo para lugares onde as probabilidades de acidentes (um parabrisa trincado, um retrovisor quebrado ou até a perda total do veículo) são maiores, e considero pagar à locadora o seguro para não me envolver em trâmites burocráticos em uma país e idioma estranhos ao meu.

Quantos anos preciso ter para alugar um carro na Europa?

Por lei, a idade mínima para realizar o aluguel de carro é de 21 anos, e algumas empresas podem cobrar taxas extras se o locador é menor de 25 anos.

Outra etapa importante da locação é: o cartão de credito utilizado para a locação do veiculo deve obrigatoriamente estar no nome da pessoa responsável pela locação.

Aqui vai uma informação importante, se custo é algo que você evita ao máximo em sua viagem, quase impossível não evitar em dias de cambio acima de 5,00 reais por euro, considere locar e devolver o carro no mesmo local. Isto porque as empresas cobram taxas extraordinariamente altas para retornar o veículo para a loja de origem da locação.

Se custo não é um problema, aproveite para viajar o mais longe possível e conhecer o maior numero de lugares que puder. Compre sua passagem de ida para um local e a passagem de volta por outro, viaje de carro entre os pontos de chegada e partida.

Aproveitando a deixa, se for viajar por mais de um país, não deixa de avisar a locadora. Algumas já questionam isso durante o processo de reserva. Outras, no momento da retirada do veículo. Taxas extras podem ser cobradas e problemas com seguros podem acontecer em caso de acidentes.

Quais os sites devo pesquisar antes de realizar um aluguel de carro na Europa?

Para realizar a reserva da locação, existem diversos sites de busca e diversas empresas com sites de reservas on-line para escolher. Sugiro a RentCars.com. Não deixe de pesquisar bastante, faça diversas simulações, avalie pagar por quilometragem livre ou fixa. Entre no site ou app durante a semana, use o browser no modo anônimo.

Utilizando o app da RentCars para pesquisar opções
Print da tela utilizando o app da RentCars
Outra alternativa é buscar diretamente no app das grandes locadoras
Print da tela utilizando o app da Sixt

Abuse da tecnologia em prol de melhores preços para a sua locação. Com maior antecedência os valores costumam ser menores. Porém, eventualmente, próximo da data de locação existem algumas promoções interessantes, no entanto com menor probabilidade de acontecer. Feche com as empresa de maior renome no mercado, evite economias desnecessárias quando o assunto é uma viagem tão importante para você.

Como é a retirada do veículo?

No momento de retirar o veículo, não saia rodando sem antes fazer uma minuciosa vistoria. Tire fotos de vários ângulos e todos os possíveis pontos de discussão na devolução. Uma imagem vale mais do que mil palavras.

Aluguel de Carro na Europa
Pode ser que sua galeria de fotos no celular fique assim, cheia de fotos de detalhes do seu carro locado, rs

Tem pedágio nas estradas européias?

Pedágio no norte da Itália

Não se esqueça que as principais rodovias na Europa são pedagiadas, ou seja, um bom app de informações sobre transito é importante. Andar com notas e moedas de Euro também. Assim como um celular com chip de dados internacional. É bem comum haver trechos de rodovia pedagiadas e opções de estradas um pouco mais longas sem pedágio.

Se puder, aproveite para sair das rotas tradicionais e conhecer pequenas cidades ou vilarejos. Mas não deixe de dirigir em estradas pedagiadas também, normalmente elas são de ótima qualidade. Se você estiver na Alemanha, talvez possa ter a experiência de viajar nas famosas AutoBahn.

O clima pode ser um problema?

Diferente das maiorias das regiões do Brasil, a Europa possui estações climáticas bem definidas, dessa forma, é importantíssimo estar dentro da Lei em casos onde o país que vais trafegar exige a utilização de pneu de inverno ou todas as estações durante um período específico compreendido entre o final do outono e o final do inverno. Cautela em primeiro lugar.

Dirigir na neve exige altos níveis de cuidado. Falando em neve, caso vá para região onde há previsão de nevasca, alguns acessórios podem ser importantes ter no veiculo, como correntes e raspadores de neve do para-brisas.

Lembrete: siga as Leis de trânsito. Inesperadamente multas podem ser cobradas em seu cartão de crédito meses após o seu retorno ao seu pais. Aconteceu comigo!

Como é a devolução ?

Por último mas não menos importante, a devolução do veiculo, novamente, é bem similar ao processo no Brasil. Entregue o veículo com o tanque cheio (inclusive quando esse for elétrico, falamos melhor dessa experiência em outro post) e de maneira geral limpo. Aguarde alguns dias úteis e o valor da caução será estornado no seu cartão de credito, caso negativo, não hesite em entrar em contato com representantes da empresa locadora, nesse caso, lembre-se da dica sobre utilizar empresas de renome, e se possível, empresas que atuem no Brasil e com funcionários que falem português.

devolução do veículo alugado na europa
Devolução do veículo

05 dicas de ouro

Dica de ouro 01:

Se optar por usar o seguro do seu cartão de credito para economizar com locações, vale ler as muito bem a apólice emitida pela bandeira do seu cartão para saber quais são as coberturas que você pode e que você não pode pegar quando da reserva do veículo.

Dica de ouro 02

Programe-se, e evite ao máximo locar um veiculo diretamente no balcão da locadora no saguão do aeroporto. Antecipando-se você poderá ter acesso a veículos específicos e valores mais atraentes.

Dica de ouro 03

Evite empresas muito pequenas e pesquise a reputação da empresa. Problemas acontecem e você vai querer ter funcionários sérios afim de resolver o seu problema sem grandes traumas.

Dica de ouro 04

Alguns países possuem valores distintos para os mesmos veículos e pelo mesmo período. Pesquise bastante antes, em algumas ocasiões, compensa viajar até o pais vizinhos para efetivar a locação.

Dica de ouro 05

Algumas empresas possuem status distintos para possuidores de alguns cartões de credito específicos ou status em algum programa de fidelidade, costuma-se chamar isto de status match. A Mastercard Black, por exemplo, traz algumas vantagens na Sixt, como upgrade de categoria de veículo.



Aluguel de Carro na Europa

FOLLOW & LIKE

5 Comments

  1. Fernanda

    Excelente conteúdo!!

  2. Beatriz Dale

    Que demaisssss! Dicas excelentes já salvas para a viagem. ♥️

  3. Dionei

    Ótimas dicas! Parabéns!!

    Você teria alguma dica dos pedagios na Alemanha? Por exemplo: como pagar, ou se tem alguma forma eletrônica de passar sem parar. Tenho uma viagem para Alemanha na metade do ano. Tenha essa preocupação com relação aos pedagios.

    • Nelson

      Bom dia Dionei, como vai?

      Nós passamos pela Alemanha de carro e não vimos nenhum pedágio.

      Neste país em específico, o pedágio só é cobrado para veículos com mais de 7,5 toneladas, ou seja, veículos de carga. Acredito que não seja o seu caso. Caso seja, me avise que podemos tentar ajudar com essa demanda sua.

      Todavia, para toda regra existem algumas excessões. Alguns túneis no norte do país cobram pedágios para veículos leves sim. Pelo que sei são pouquíssimos os casos.

      Sobre pagamento, costumeiramente, os pedágios aceitam várias formas de pagamento. Ainda, vale salientar que a Europa de forma geral vem mudando a forma de lidar com dinheiro, e é cada vez mais comum a utilização de cartões. Sugiro que leve algum você, seja Wise, Nomad, Avenue ou C6, escolha o que melhor lhe atende.

      Espero ter ajudado.

      Boa viagem.

  4. Gabriela Delcin Pires

    Isso vai salvar minha viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial